Página Inicial | Sobre | Ajuda



Sobre este sistema
A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos. Descreve, de forma detalhada, as informações bibliográficas de uma publicação, garantindo os direitos autorais e conferindo qualidade ao documento.

Com o objetivo de dinamizar o processo de elaboração de trabalhos acadêmicos, o Sistema de Bibliotecas do IFCE - SIBI, lança o Gerador de Ficha Catalográfica. O software foi adaptado pela docente Érica Gallindo, a partir do código fonte disponibilizado pelo Bibliotecário Felipe Ferreira da Silva (Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará- UFC). Colaboraram, ainda, neste projeto os bibliotecários do SIBI-IFCE Etelvina Marques Moreira, Carlos Henrique da Silva Sousa e Jorge Macedo Lopes.

O programa consiste na ordenação e formatação correta dos dados bibliográficos, elaborando a ficha catalográfica de acordo com os padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), em um arquivo PDF, disponibilizado para download e/ou impressão. O aplicativo gera a classificação geral de assunto da obra conforme a Classificação Decimal de Dewey (CDD), relacionada com os cursos de Graduação e Pós-Graduação do IFCE. A notação indicativa do autor utilizada é a Tabela de Cutter-Sanborn.

Recomenda-se que antes de preencher os dados do formulário, o usuário leia o Tutorial disponibilizado para que a ficha seja gerada da forma mais correta possível.

Requisitos
Instituto Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Ensino
Departamento de Bibliotecas
Sistema de Bibliotecas
Rua Jorge Dummar, 1703 - Jardim América
Fortaleza - CE
Fone: +55 (85) 3401-2338